Audi A5 Forum & Audi S5 Forum banner

Audi A5 múltiplos erros ESP, TPMS, travão de estacionamento, ABS, ajuda necessária por favor

137K views 41 replies 15 participants last post by  SimonRoma  
#1 ·
Olá a todos os membros do fórum. Espero que alguém possa ajudar com um problema com o meu carro.
Basicamente, o meu Audi A5 3.0 tdi 2009 está a apresentar vários erros no painel de instrumentos. Os erros que está a apresentar atualmente são TPMS, ABS, travão de estacionamento e ESP. O que é surpreendente é que o meu carro funciona absolutamente bem e não em modo de segurança (como li em algumas publicações de outros membros do fórum).

Alguém poderia ajudar a explicar o que está a causar estes múltiplos códigos de erro?

Muito obrigado

#3 ·
Muito obrigado.... Eu tenho a versão bluetooth ibd2 e um aplicativo chamado Torque. Eu escaneei o carro usando este aplicativo e nada apareceu. Alguém conhece alguém que possua vcds na área de Huddersfield, por favor?

#4 ·
Você está recebendo algum aviso de gerenciamento de energia? Potencialmente, bateria fraca pode causar isso, ou uma falha de comunicação com um módulo.

Definitivamente use o VCDS - infelizmente, eu não sou local para você....

#5 ·
Não, nenhuma luz de gerenciamento de energia está acesa... Eu tirei o cabo da bateria por alguns minutos, mas as luzes de advertência não desapareceram. Alguém disse que os Audis lançam esses códigos de erro em climas frios. Muito obrigado, vou encontrar alguém local que possua VCDS. Eu só quero restringir a causa dessas falhas para não ter que substituir vários sensores que não precisam ser substituídos... O carro funciona perfeitamente bem, no entanto.

#6 ·
Eu tive uma falha no ESP há algum tempo e meio que mancava (quase como se estivesse tentando frear quando eu tentava ultrapassar uma certa velocidade) e não desaparecia ao parar ou remover o fusível. No entanto, ao continuar a viagem, ele finalmente disse para consultar o manual e então a tela do painel ficou em branco. Estranhamente, o carro começou a dirigir normalmente novamente. No dia seguinte, ele ligou normalmente e voltou ao normal e, felizmente, a tela voltou. Levei na oficina para escanear e eles não conseguiram encontrar nada de errado. A explicação deles foi que talvez o ABS (ou sensor MAFL??) ficou maluco e inundou o módulo com dados inúteis. Como você tem várias falhas, parece que todas estão conectadas a esse módulo (não tenho TPMS, mas presumo que rodaria no mesmo chicote) então parece que você pode ter experimentado algo semelhante?

Engraçado, eu escaneei com o Carista e ele mostrou a falha de volta na minha tela durante a leitura... e os resultados também mostraram ABS e Freio de Estacionamento (se eu me lembro corretamente), então acho que todos estão no mesmo módulo.

Fico feliz em dizer que não estava afetando nada e, uma vez que estabeleci que o ESP estava totalmente funcional, depois de dirigir com cautela por uma semana, nunca mais voltou.

Não tenho certeza se isso te ajuda, mas você pode notar semelhanças. O fato de você ter removido a energia e ainda estar recebendo isso parece indicar que o problema ainda está lá... embora várias falhas não ajudem muito a identificá-lo. Que tal anotar, mas limpar as falhas e esperar e rezar?

• Like
Reactions: SimonRoma
#7 ·
Obrigado moominjuice. Espero encontrar alguém local que possa escanear e remover os erros e cruzar os dedos para que eles não apareçam novamente. Estou esperançoso porque o carro funciona sem problemas. Atualizarei minha postagem se e quando encontrar a causa e a solução.

#8 ·
Um problema em alguns Audis e VWs anteriores era a falha do interruptor da luz de freio.

Isso fazia com que todas as luzes no painel (como você listou acima) acendessem, juntamente com (às vezes, mas nem sempre) as luzes de freio ou o controle de cruzeiro não funcionando corretamente também.

Não é tão comum para o chassi B8, mas como é um trabalho de bricolagem e custa apenas cerca de £ 20, vale a pena tentar.

O número OE é 4F0945459B.

A mesma peça foi instalada no A6 2004> e no Touareg 2002> e se você pesquisar na net, poderá encontrar exemplos desse problema.

#10 · (Edited)
Olá a todos, atualizando o tópico, pois acabei de ir a uma oficina local que fez o diagnóstico e disse que o sensor ABS dianteiro do lado do motorista está com defeito, causando os múltiplos erros. Por favor, veja a imagem abaixo.
Preciso de ajuda, por favor. Alguém sabe como substituir o sensor ABS e qual sensor comprar? Quando pesquiso no eBay, ele mostra vários sensores que variam de £20 a £82.
Espero que alguém possa ajudar.
Atenciosamente

Attachments

#11 ·
Só por curiosidade, você acabou de lavá-lo com água sob pressão ou estava dirigindo por poças de água profundas?
Eu acho que a substituição é uma boa ideia, mas lembro-me de algumas pessoas dizendo que o ABS não é 100% à prova de intempéries, então pode falhar em algumas ocasiões. Muito provavelmente defeituoso... mas você nunca sabe.

#12 ·
Não o lavei com jacto de pressão recentemente. Mas tenho conduzido de Hudds a Glasgow em tempo chuvoso. Por isso, pode ser o que você indicou. Existe a possibilidade de eu remover o sensor e limpá-lo e ele voltar a funcionar corretamente? Caso contrário, poderia sugerir se uma variante mais barata deste sensor do eBay fará o trabalho?

#13 ·
Jav, não faço ideia de que sensor você precisa (espero que outra pessoa se manifeste com isso). No entanto, aqui está um guia para ABS do eixo dianteiro (não estritamente a versão 3.0), mas procure nesse site para ver qual se adapta ao seu carro.

http://workshop-manuals.com/audi/a2...stem_on_front_and_rear_axle/removing_and_installing_speed_sensor_on_front_axle/

Enquanto você está nisso, verifique se há corrosão. Lembro-me de o mecânico mencionar que o que o sensor capta pode corroer... então, se você substituir o sensor e ele ainda apresentar erros, isso pode indicar isso. Dito isso, acho que isso é muito menos provável, mas vale a pena dar uma olhada.

#14 · (Edited)
Suspeito que a peça que você procura seja uma 4E0927804F, que custa cerca de £65 + IVA na concessionária. (número do meu modelo 3.0 2008 - envie-me sua matrícula se desejar e posso verificar a sua para confirmar) Existem outros disponíveis no mercado de reposição (provavelmente Bosch 0 265 007 928 seria sua melhor aposta no mercado de reposição) número 5 na imagem abaixo. Moonin, tenho quase certeza de que o anel ABS é um anel magnético integral dentro do rolamento da roda dos A5.

Attachments

• Like
#15 ·
Saúde Cav, isso me lembra o que o mecânico disse, mas ainda me lembro dele dizendo algo sobre corrosão. Não me lembro se eram detritos interferindo no sensor ou se ele tinha visto casos muito raros de desintegração. Muitas moléculas de cerveja e vinho brincando com minha massa cinzenta desde aquela conversa, então posso estar enganado.

• Like
#16 ·
Muito obrigado a Cav e Moominjuice por dedicarem tempo para me ajudar. Estou atualmente em Glasgow. Espero tentar substituir o sensor nas férias de Natal e atualizarei o tópico em tempo oportuno. Cav, pode verificar o número da peça, por favor? A matrícula do meu carro é EA09 KLS. Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

#17 ·
Sim, os mesmos números Jav, tanto o interruptor quanto os sensores.

804 está à direita e 803 está à esquerda nos sensores.

Boa sorte ;)

Deixe-nos saber como você está indo :thumbsup:

• Like
#19 ·
Olá Cav e Moominjuice.... Apenas uma atualização. Eu dirigi o carro algumas centenas de milhas durante as férias de Natal e, por uma razão desconhecida, as luzes abs, freio de estacionamento e esp desapareceram do computador de bordo. Tmps ainda estava ligado, então eu o redefini através do mmi. Anexei uma foto para sua consideração.... Não sei se devo ficar feliz ou não ainda, porque as luzes podem aparecer novamente quando eu voltar para casa e dirigir o carro novamente. Mas por enquanto parece que o problema desapareceu sem que eu precisasse fazer nada. Gostaria de agradecer a ambos pela ajuda. Tenham um feliz ano novo :)

Attachments

#20 ·
Muito estranho... talvez algo tenha molhado e causado uma falha, mas agora secou... Eu sou sempre o otimista, ha ha.
Tenha um ótimo ano novo!

#21 ·
Esse é o melhor tipo de falha, amigo, aquele que vai embora lol. Espero que não volte.
Tenham um bom dia, pessoal.

Enviado do meu LG-D855 usando o Tapatalk

#22 ·
Estou com o mesmo problema com o meu Audi A5 2.0 TFSI de '11. Começou por volta do Natal, quando de repente as luzes do ABS, ESP, TPMS e travão de estacionamento acenderam. Às vezes, a luz EPC também acende. Fui ver uma oficina da Audi, eles trocaram a bateria porque disseram que estava muito fraca, mas o problema voltou dois dias depois. Voltei esta semana e eles trocaram o cabo de alimentação da caixa de fusíveis até a unidade de controle do ABS. Dirigi uma hora depois e bum - voltou. Aguardando a oficina local da Audi juntar as cabeças e apresentar um plano.

#23 ·
Olá, veja a imagem em anexo abaixo. A falha no meu carro também é intermitente. O diagnóstico feito por uma oficina local mostrou que o sensor do ABS está com defeito. Não acredito que esteja com defeito, pois pode apenas precisar de limpeza. Deixei como está por enquanto e aguardo que o tempo melhore um pouco. Espero que isto ajude. Avise-nos se você chegar ao fundo desta questão. Cumprimentos

Attachments

#24 ·
Meu problema parece estar resolvido agora. Recebi o carro de volta da concessionária há 3 dias, e agora parece bom. Eles encontraram uma falha mecânica em ambos os sensores ABS no diagnóstico, então eles os retiraram e descobriram que os sensores tinham ranhuras de 1 mm de profundidade. Retiraram ambos os rolamentos das rodas dianteiras e encontraram a origem dessas ranhuras nos sensores. Com o tempo, a sujeira e a poeira dos freios (eu acho) se prenderam à parte de trás do cubo do rolamento da roda (pelo menos é assim que eu chamo). Como você provavelmente sabe, aqui estão os rotores dos quais os sensores ABS leem as RPM nas rodas. Troquei ambos os sensores e rolamentos das rodas. Não é uma solução rápida ou barata, mas espero que seja a solução correta. Paguei cerca de 11.000,- coroas norueguesas por isso (cerca de 1350 dólares americanos), e isso com um bom desconto.

#25 ·
Olá pessoal... desculpem por ressuscitar este tópico, mas o meu apresentou um erro novamente esta noite (18 meses depois!) A luz do travão de estacionamento acendeu com um sinal sonoro de erro, então a luz amarela do ESP acendeu (sinalizando que estava desativado) Enquanto isso, parecia que os travões estavam a ser aplicados ao tentar aumentar a velocidade - não constante, então um solavanco intermitente irritante a cada poucos segundos. Depois de um ou dois minutos, recebi uma mensagem para "consultar o manual". Felizmente, o ecrã não ficou em branco e, após a mensagem, os travões pararam de ser aplicados, mas notei que a direção assistida parecia muito mais pesada. A luz do ESP permaneceu acesa, então conduzi com cuidado.
A falta de direção assistida foi novidade para mim... embora eu nunca desligue o ESP, não sei se isso é normal quando está no modo desligado?? Alguém?
Normalmente, depois de estacionar por um tempo, tudo voltou ao normal. Vou fazer a leitura de manhã, mas tenho quase a certeza de que não vou ficar mais esperto.

#26 ·
Digitalizado esta tarde enquanto lhe dava uma merecida aspiração.

Estou a sinalizar o seguinte;

Aquecimento e ar condicionado:
01316 Módulo de controlo ABS

ABS:
00778 Sensor de ângulo de direção (G85)
01314 Módulo de controlo do motor (ECM)

Ângulo de direção
[failed to connect]

Conheço alguns que fizeram o controlo de cruzeiro retroativo e experimentaram isto, por isso isto soa como uma falha do sensor de direção ou poderá ser um sensor ABS apenas a fazer com que o módulo sinalize o sensor de direção (uma vez que todos dependem uns dos outros para o ESP)?

Alguém mudou o sensor de direção - é melhor fazer sozinho ou um trabalho de garantia?

Parece estar de volta ao normal, mas não quero ficar preso a 35 mph na autoestrada se voltar a avariar!