Audi A5 Forum & Audi S5 Forum banner

Mudanças de óleo quattro

38K views 45 replies 10 participants last post by  findalex  
#1 ·
Alguém tem alguma informação sobre isso? Li algumas postagens aparentemente conflitantes, variando de 'não sendo necessário' a 'recomendado a cada 30k' - também que existem diferenciais dianteiros, centrais e traseiros no quattro; então preciso saber quanto fluido para onde e quando - além de qual fluido é recomendado - tudo isso seria muito útil, obrigado.

• Like
Reactions: SimonRoma
#3 · (Edited)
É um carro (S-tronlc) e a transmissão já foi feita algumas vezes.
Mas não os diferenciais - quanto é necessário no total para fazer os 3? Obrigado.

#5 ·
É um carro (S-tronlc) e a transmissão já foi feita algumas vezes.
Mas não os diferenciais - quanto é necessário no total para fazer os 3? Obrigado.
De que ano é, pois pelas suas fotos parece ser um pré-facelift?

#12 ·
Ah, obrigado - suponho que seja sensato adicionar o FM, então também vou pegar um pouco de você, por favor.
Então, quanta fluido FM é necessário? & e quanto à quantidade de óleo do diferencial - estou supondo que cerca de 1 litro será suficiente para cada um dos 3 diferenciais, mais a quantidade de aditivo que você sugerir? Obrigado

#13 ·
O diferencial dianteiro tem cerca de 0,8 l, o diferencial central tem cerca de 0,9 l, o diferencial traseiro tem 1,2 l, mas você apenas enche até o bujão de nível. Comprei 4 litros de óleo, mas usei pouco menos de 3 litros.

Você só precisa colocar 36 ml de Sturaco. Então, eu apenas enchi até o nível, depois injetei o FM depois, pois 36 ml extras não serão prejudiciais. É fácil de adicionar. :)

Eu vou te enviar meus dados por MP para te enviar uma garrafa. É recomendado nos boletins de serviço da Audi. :)

#14 ·
Só por curiosidade, há algum valor (ou perigo) em colocar o FM nos diferenciais dianteiro e traseiro? Eu não pretendia tratar os três com o Sturaco que você enviou (e obrigado novamente, ó Fornecedor de Unguentos Exóticos), mas, se é bom para o ganso Torsen, os gansos diferenciais também se beneficiarão, ou vou acabar com um pássaro cozido?

#16 · (Edited)
Só por curiosidade, há algum valor (ou perigo) em colocar o FM nos diferenciais dianteiro e traseiro? Eu não pretendia tratar os três com o Sturaco que você enviou (e obrigado novamente, ó Fornecedor de Unguentos Exóticos), mas, se é bom para o ganso Torsen, os gansos diferenciais também se beneficiarão, ou eu vou acabar com um pássaro cozido?
De acordo com os manuais que vi e boletins técnicos, diz apenas para colocar o Sturaco no diferencial central, a frente e a traseira simplesmente não precisam. Eu não acho que haveria nenhum dano em colocar nele! Estava pensando em colocar um pouco no meu. :)

O único tipo de diferencial que diz para não colocar é um com LSD que usa placas de fricção, provavelmente tornará as placas inúteis devido ao excesso de deslizamento. O LSD no diferencial Quattro é torsen, que consiste em engrenagens helicoidais para limitar o deslizamento. Acho que o Sturaco não deve ser colocado nos modelos transversais como A3, TT, Golf 4 motion, pois acho que eles usam placas de fricção, mas não pesquisei sobre isso. :)

Também não tenho certeza sobre o diferencial esportivo dinâmico no S5 e RS5.

#15 ·
Mais informações úteis podem ser encontradas no tópico recente aqui:
Audi S5 4.2L V8 (2008) - Mudança de óleo do diferencial

#18 ·
Bem, como a minha vida é mais pobre pela ausência de um Sport Diff, acho que vou ficar maluco por Sturaco e atingir os diferenciais dianteiro e traseiro com um pouco da sua bondade xaroposa! Além disso, pode ser a coisa certa para finalmente matar o ruído estranho que emana de perto do diferencial dianteiro. Dedos cruzados.

#19 ·
Bem, como a minha vida é mais pobre pela ausência de um Sport Diff, acho que vou ficar maluco por Sturaco e atingir os diferenciais dianteiro e traseiro com um pouco da sua bondade xaroposa! Além disso, pode ser a coisa certa para finalmente matar o ruído estranho que emana de perto do diferencial dianteiro. Dedos cruzados.
Você quer dizer um wubba wubba wemover?!

• Like
Reactions: julianwhitta
#22 ·
Alguém sabe a diferença entre "óleo de transmissão" e o óleo para os diferenciais/quattro?
Sim, o óleo de transmissão vai na caixa de velocidades, o óleo do diferencial vai no diferencial ;) :)

As transmissões manuais usarão uma variedade de óleo de engrenagem 75W 90, Redline MTL 90 etc etc. As aplicações FWD têm o diferencial na caixa de velocidades, por isso é necessário verificar a especificação do óleo. O óleo da transmissão manual é geralmente bom para o óleo do diferencial.

É melhor ler o rótulo, pode dizer 75W90, mas um óleo de transmissão adequado terá aditivos para os anéis seletores de latão, etc. Depende do fabricante do óleo, eles misturarão óleos para se adequar a uma transmissão e/ou diferencial.

O óleo da transmissão automática é completamente diferente.

#23 ·
O meu foi feito hoje com o Castrol Syntrax 75w90 - é um A5 quattro 3.0 TDi S-tronic e precisou de 3 litros na unidade de troca Torsen central e cerca de 1,5 litros no diferencial traseiro e eles disseram que o meu diferencial dianteiro é alimentado pela caixa principal.
Os bujões de drenagem não eram os mesmos que estes: N90281802, pois os meus eram muito pequenos.
Eu também coloquei os 50ml de Sturaco FM, mas estou preocupado que não tenha sido suficiente para os 3 litros que entraram.

#25 ·
É um pouco confuso esse diagrama, pois o item 1 é descrito como ATF (AutoTransFluid??), mas o item 5 é MTF (ManualTransFluid??). Esta é a caixa manual ou S-Tronic? Também parece que o diferencial dianteiro e central compartilham o mesmo óleo!? Então os 3 litros podem estar corretos!?

#26 ·
Sim, eu provavelmente deveria ter esclarecido um pouco as coisas:
Esta é a caixa DSG, não a manual. O “ATF” referido é o fluido da transmissão. “MTF” é o óleo da engrenagem para o diferencial, embora eu não faça ideia de por que é chamado de “MTF”.

#27 ·
Sim, mas por que o bujão de drenagem do ATF está sob o diferencial dianteiro e o MTF sob o corpo principal da transmissão. Parece um pouco estranho? :) A menos que o diagrama não seja claro quanto a onde o bujão 5 está realmente indo? Mas parece que o diferencial dianteiro e central compartilham o mesmo óleo, pois há apenas 1 bujão de enchimento e drenagem para o MTF. :)

#33 ·
Olá Chris,

Em teoria, sim, pois o 75W 90 deve ser uma especificação GL5. Você pode adicionar GL4 ou 5. GL4 tende a ser 75W 80.

O Castrol Syntrax 75W 90 que usei é um GL5 e foi misturado para diferenciais e algumas caixas de câmbio manuais, NÃO PARA diferenciais de fricção LSD, acho, de memória.

Você tem o diferencial traseiro esportivo/dinâmico? Se tiver, tenha cuidado com o óleo e leia a especificação, pois o diferencial dinâmico tem pacotes de embreagem que serão inúteis se você colocar um óleo de diferencial com aditivos que reduzem o atrito (como o Sturaco).

Se você tiver dificuldades em encontrar o Sturaco, muito provavelmente, a menos que compre um litro da Bristol Transmissions, poderá usar um óleo já misturado da concessionária VW/Audi.
Número da peça VW: G 055145 A2 (óleo 75W90 com 3% Sturaco)

#34 ·
Meus caros, isto está um pouco além da minha capacidade cerebral, com certeza. Dave, com 200.000 km, preciso trocar o óleo da caixa de velocidades e dos diferenciais do meu velho S4 V8, por favor........

#38 ·
View attachment 177533

Este é o óleo em questão, se não se importar de confirmar que está ok. Não tenho um diferencial desportivo (tanto quanto sei), pois é um 3.0 tdi. Não menciona a caixa de velocidades 05B, mas pergunto-me se isso acontece porque não tem alguns dos aditivos.
Sim, é raro um diferencial desportivo em algo diferente do RS5 e S5, mesmo no S5 são raros!

Esse óleo vai estar bom! :)

• Like
Reactions: ChrisAl
#36 · (Edited)
Isso parece óleo de engrenagem 75W90 GL5 para mim. Eu uso o mesmo óleo de engrenagem para o meu diferencial dianteiro e traseiro (mas não o central torsen, também conhecido como "quattro").

Nossos diferenciais traseiros são o design simples de diferencial aberto (se não for diferencial esportivo), então realmente não importa se ele tem o modificador de atrito ou não. A frente depende da sua transmissão. Eu acho que as transmissões DSG/S-tronic não têm um óleo de diferencial separado. A Tiptronic de 8 velocidades da ZF tem um requisito de óleo de diferencial separado e é o mesmo que a traseira.

O diferencial central torsen requer óleo com modificador de atrito, mas apenas se você estiver colocando um novo diferencial. Existe um TSB em algum lugar que afirma que, se você estiver apenas drenando/reabastecendo, não precisará do modificador de atrito, a menos que ouça algum ruído do diferencial ao virar no máximo para a esquerda/direita.

Eu não me lembro se torsen requer GL4 ou GL5.

#37 ·
Ah, isso é uma informação interessante - como em um post anterior (neste tópico, eu acho) eu troquei os óleos do meu diferencial e descobri que o Torsen S-tronic também alimentava o diferencial dianteiro - o que significava que eu não tinha aditivo FM suficiente para a proporção de volume total de aproximadamente 4,5 litros para os diferenciais combinados, o que me preocupou (um pouco), no entanto, eu não sabia que, como não era uma unidade Torsen de substituição, o FM não era um requisito absoluto de qualquer maneira, então o fato de que eu adicionei um pouco e que não estava barulhento em primeiro lugar deve estar bom. Ótimo saber e obrigado por compartilhar! (y)

#39 ·
O Sturaco não é absolutamente necessário, é mais para curar o estrondo Quattro em curvas apertadas em baixa velocidade.
Eu substituí os óleos no meu A5 3.0tdi, então tive o estrondo, por isso comprei o Sturaco e como era uma garrafa grande, vendi o resto em todo o mundo! :)

• Like
Reactions: ChrisAl